Malha Fina 2020: Motivos, Consulta e O que fazer?

Malha Fina 2020 é uma ferramenta da Receita Federal para analisar de forma detalhada cada declaração do IRPF que é enviado para o órgão.  quando a Malha Fina 2020 detecta algum erro ou incompatibilidade nas informações da declaração, o documento é separado e deixado para uma análise de mais aprofundada, ou seja, o contribuinte poderá ser vítima de uma investigação por parte do Governo.  

Malha Fina 2020

Malha Fina 2020

Para saber como não cair na Malha Fina e o que fazer caso já tenha sido pego, leia está matéria na integra! 

Malha Fina 2020 

Todos os anos, milhões de brasileiros acabam por fazer pela lei de obrigatoriedade a declaração IRPF 2020 e com isso, muitas pessoas acabam por descuido deixando algum erro passar durante todo o processo de preenchimento das informações. 

Porém, existem pessoas que acabam que de forma deliberada fornecem informações erradas para a Receita federal afim de sonegar impostos. 

Veja quem tem direito à isenção IRPF 2020:

Para esses casos, foi criado o processo de análise minuciosa de todas essas declarações, para que fosse possível detectar erros e incongruências nesses documentos. 


Motivos para Declaração voltar 

Existem vários motivos pelos quais as pessoas acabam por cair na Malha Fina 2020, esses motivos como já dito, podem ser simples erros de digitação, quanto até mesmo omissão de informações para sonegar impostos. 

Com isso, caso uma pessoa possua informações erradas na sua declaração, ela deverá responder sobre esse erro, podendo até mesmo ser alvo de uma investigação pelo Governo. 

Veja abaixo as causas mais comuns: 

  • Incompatibilidade de Informações;  
  • Omissão de salários de empregos anteriores; 
  • Preenchimento incorreto;  
  • Deduzir qualquer doação;  
  • Informações divergentes;  
  • Informações sem documentos probatórios;  
  • Omissão da pensão alimentícia; 
  • Incluir despesas de educação que não são dedutíveis; 
  • Incluir dependentes de forma incorreta; 
  • Omissão do recebimento de aluguéis;  
  • Divergência entre os valores declarados com os informados à Receita Federal. 

Malha Fina 2020

De todos os pontos acima destacados, o mais comum que ocorra são os erros de digitação, pois ao preencher toda a declaração, é muito comum que as pessoas deixem uma informação erradas após clicar em um botão sem querer. 


O que fazer ao cair na Malha Fina 2020? 

Após enviar a sua declaração Imposto de Renda 2020 para a Receita Federal, seu documento será analisado e então, caso seja encontrado qualquer erro, a Receita irá devolver para você a declaração, para que seja refeita. 

Após recebe-la de volta, você deverá identificar o erro e assim, corrigi-lo e enviar novamente para o órgão através do programa disponível no site, o mesmo que você utilizou para confeccionar a declaração da primeira vez. 

Você receberá um prazo estimado pela Receita Federal para refazer esse procedimento e caso esteja mais uma vez errada, ou atrase o envio, medidas mais sérias serão tomadas contra você. 

Além disso, você deverá responder qualquer dúvida que seja enviada junto a sua declaração pela Receita, ou seja, deverá dar explicações do porquê aconteceu o erro. 

É de grande importância que você faça o envio deste novo documento, pois quem não fizer isso, além das punições, não terá também direito a receber a restituição IRPF 2020.


Consulta Malha Fina 2020 

Após o envio da sua declaração IRPF 2020, a Receita Federal irá liberar uma área de consulta em seu site, para que todo contribuinte possa verificar se a sua declaração caiu ou não na Malha Fina 2020. 

antigamente, está consulta só era possível ser realizada meses depois do envio, porém, a partir de 2019 a consulta poderá ser feita já no dia seguinte, como relatado pelo portal G1, veja a seguir:

O subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento do Ministério da Economia, Frederico Faber, afirmou nesta sexta-feira (22) que, a partir deste ano, os contribuintes poderão verificar no dia seguinte ao envio da declaração do Imposto de Renda 2019, ano-base 2018, se estão com alguma divergência.

Veja abaixo como realizar essa consulta: 

  • Clique aqui para ser redirecionado até a página da Receita; 

Malha Fina 2020

  • Após isso, você deverá fornecer algumas informações, como seu CPF ou CNPJ, pois esta consulta serve tanto para o IRPF, quanto para o IRPJ; 
  • Clique em “Avançar” 
  • Se você não tiver uma conta, basta clicar no botão ao lado escrito “Certificado Digital”, para conseguir uma conta; 
  • Ao fazer o login, você poderá saber se a sua declaração caiu ou não na Malha Fina e o motivo. 

Dessa forma, você já fica preparado de antemão para assim, ter mais tempo de verificar qual foi o erro que você cometeu e conserta-lo de forma mais ágil. 

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Malha Fina 2020: Motivos, Consulta e O que fazer?

Leave a Reply