LOAS 2020: ATUALIZADA, Quem Pode Receber?

Muitos dos benefícios oferecidos pelo Governo podem ser essenciais para se manter bem. O LOAS 2020 é um desses. Por ser tão importante, algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como proceder com sua solicitação. E como os demais benefícios, o LOAS 2020 também possui suas regras.

LOAS 2020

LOAS 2020

Para que muitas pessoas saibam mais sobre os seus direitos, resolvemos dar mais um suporte. Com esse simples textos, é possível entender como o LOAS 2020 vem funcionando. Então é só continuar lendo para saber mais!

Sobre o LOAS

Também conhecido por BCP, Benefício de Prestação Continuada, o LOAS, Lei Orgânica da Assistência Social é uma lei que vigora o benefício de um salário mínimo a quem precisa.

De acordo com a lei nº 8.742, a Política de Seguridade não contributiva serve para assegurar todos os idosos acima de 65 anos e que possuem algum tipo de deficiência. Ele serve para garantir as necessidades básicas que alguém precisa ter.

✓ Saiba tudo sobre o IRPF 2020

Como é bastante comum existir pessoas que estão inseridas em famílias que não possuem condições financeiras para mantê-los em condições dignas, o LOAS passa a ser bem importante.


Quem tem direito ao LOAS 2020

Por existir uma real necessidade de cuidado para com essas pessoas, o Governo Federal estabeleceu essa Lei para que as condições melhorassem. Sendo assim, essa assistência social passa a ser assegurada com mais vigor.

Então, quem direito ao LOAS 2020 são todos os idosos que atingem a idade de 65 anos, mas não possuem renda para manter suas condições sociais básica, bem como todo portador de deficiência que se encontra na mesma situação.

Quem tem direito ao LOAS 2020


Como receber benbefício?

Assim como outros benefícios de Seguridade Social, é preciso comprovar que existe uma necessidade real sobre quem solicitar esse benefício. Além de ter que comprovar os requisitos acima que citamos, é preciso apresentar as documentações do LOAS.

Eles servem para garantir que o benefício está de fato sendo dado, a quem precisa. Veja quais são:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Termo de tutela para menores de idade;
  • Documentos de comprovação de semiliberdade ou qualquer medida, para adolescentes com deficiência;
  • Identidade e CPF do responsável ou procuração, no caso de representantes legais;
  • E formulários de solicitação de benefício.

Para ter os formulários, acesse o site da Previdência clicando aqui!


Cadastro do LOAS 2020

O cadastro do LOAS deve ser feito na Previdência Social mais próxima. Mas antes de tudo, é preciso que você tenha cadastro no CadÚnico ou Cadastro Único. Por ser o canal responsável por armazenar os dados das famílias brasileiras, é essencial que seus dados estejam atualizados.

Existem três formas para fazer o agendamento da solicitação do seu benefício, que são:

  • Pelo site;
  • Pelo telefone 135;
  • Ou em uma agência.

Em ambos é preciso marcar uma data e hora para se fazer presente em uma das agências. E durante esse procedimento também, é necessário repassar as informações pessoais do futuro beneficiário.


Calendário do LOAS 2020

Para receber o seu benefício, o procedimento é igual a qualquer outro benefício social. O calendário de pagamento serve para saber quais as datas ele poderá estar disponível saque. Então, confira a seguir, as datas que estão em vigor:

Lembre-se que esse benefício também não é cumulativo. Caso você não efetue o saque do seu valor, a Previdência vai entender que ele não está sendo necessário e poderá cortá-lo. Havendo novidades, manteremos você atualizado!


Como consultar benefício

Aprenda com os passos a seguir, a como consultar benefício:

Como consultar benefício

  • Selecione a opção do seu pedido;
  • Em seguida, preencha os campos com seus dados, caso não tenha tenha cadastro no Meu INSS;
  • Selecione a opção de segurança e clique em ‘Consultar’.

Essa ferramenta também serve para acompanhar o seu benefício depois que ele é aprovado. E além de suas informações, seu calendário de pagamento também estará disponível lá!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

LOAS 2020: ATUALIZADA, Quem Pode Receber?

Leave a Reply