Declaração Imposto de Renda 2020: Consulta e Mudanças!

A Declaração Imposto de Renda 2020 pode ser consultada a qualquer momento com procedimentos fáceis de entender. Se você tem aversão a esse assunto por causa da complexidade, fique tranquilo. Nesse artigo você vai conseguir entender o que é a temida “malha fina” e como consultar Declaração Imposto de Renda 2020 para não cair nas garras do “leão”.

Declaração Imposto de Renda 2020

Declaração Imposto de Renda 2020

Todos esses termos serão explicados abaixo, portanto fique atento ao post e saiba como consultar sua situação na Declaração Imposto de Renda 2020.

Declaração Imposto de Renda 2020

O termo “malha fina” refere-se a pendências ou irregularidades em relação ao Imposto de Renda. O leão foi utilizado como mascote da Receita Federal a partir de 1980, com o objetivo de trazer “carisma” aos impostos. Hoje ele não é mais ligado à Receita, mas o termo caiu nas graças da população, sendo utilizado mesmo assim.

A “malha fina” é um filtro utilizado pelo Governo para te avisar que alguma coisa errada aconteceu em sua última Declaração do IRPF 2020. Se não houver reparos, a situação abre portas para uma investigação mais elaborada em relação às suas finanças.

Entendeu o motivo de você sempre consultar sua Declaração Imposto de Renda 2020? Então aprenda a utilizar um recurso disponibilizado pela própria Receita Federal.

Como consultar o Imposto de Renda 2020?

A Receita Federal criou uma plataforma para consultas da Declaração de Imposto de Renda 2020. Através dela, é possível verificar como está a sua situação e se existem irregularidades na Declaração.

No tutorial abaixo, aprenda como você poderá acessar a sua Declaração Imposto de Renda 2020.

  • Acesse o site E-cac clicando aqui;
  • Para ter permissão para utilizar os serviços da plataforma, é necessário realizar login e senha na página da Receita Federal.

  • Para quem não é cadastrado na página, clique aqui e cadastre-se.
  • Para o cadastro, o usuário deve fornecedor CPF e data de nascimento.
  • Na próxima tela, informe os números dos recibos do IRPF  (as duas últimas declarações).
  • O código de acesso terá validade de um ano. Informe sua senha registrada e então você precisará gerar o código.
  • Em caso de declarações referentes à retificação, o número do recibo fornecido deve ser o da retificação;
  • Ao colocar os números dos recibos, não se esqueça que devem ser inseridos dez dígitos, sem o dígito verificador.
  • Após esse processo, clique na aba “Declarações e Demonstrativos”. Em seguida, “Extrato de Processamento da DIRPF”.

Através desse tutorial, você será conduzido a uma tela onde poderá consultar os dados da Declaração 2020, bem como sua situação junto à Receita Federal.

Agora vamos tratar sobre um assunto polêmico. Há rumores de que mudanças do IRPF 2020 virão. Será que é verdade? Acompanhe a seguir.


Mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020

O assunto foi levado em reunião para o gabinete do ministro Paulo Guedes e a proposta era em relação às mudanças do Imposto de Renda 2020.

Hoje em dia, os valores de Imposto de Renda descontados mensalmente são com base nas alíquotas: 7,5%, 15%, 22,5% ou 27,5% sobre o valor dos rendimentos.

A proposta do presidente em exercício é de isentar do Imposto de Renda quem ganha até 5 salários mínimos. Ele também defende a criação de alíquota única de 20% para o Imposto de Renda de quem ganha mais de 5 salários mínimos;

Segundo o próprio Chefe da Receita, Jair Bolsonaro pretende diminuir a base maior de alíquota para 25%. Mas já foi dito que isso ocorrerá mais para frente. Ainda não temos informações oficiais de mudanças em relação à Declaração do Imposto de Renda 2020.


Contato Receita Federal

Se você ainda estiver com dúvidas relacionadas à Declaração Imposto de Renda 2020, consulte o canal de informações da Receita Federal:

  • Receita Fone: 146

Se houver atualizações a respeito da Declaração Imposto de Renda 2020, informaremos na página.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Declaração Imposto de Renda 2020: Consulta e Mudanças!

Leave a Reply